04 September 2011

Como vai seu passado?

Particularmente, sou uma pessoa que procura sempre idealizar o futuro, definir metas e buscá-las. Às vezes, para quem procura melhores ares no futuro, é bonito dizer que o passado não importa, apenas o futuro e as ações do presente, e que devemos nos divorciar do passado por ele não levar a lugar algum. Realmente ele não volta, porém, nos ajuda a compreender e evoluir.
Por quantas vezes nos queixamos de que a vida está sendo injusta conosco, quando na maioria das vezes nós mesmos estamos cometendo injustiça com ela.
É aí que entra a questão de sempre levar na mochila do futuro, alguns pedaços de passado. Eles são úteis para podermos compreender a maioria das coisas que estão acontecendo e que virão a acontecer. Lembra daquela velha frase que nossas mães sempre nos dizem: "- Quando a vida nos fecha uma porta, ela nos oferece várias outras abertas". É bem isso mesmo, sábias palavras.
É a pessoa que pretende subir na vida, trabalha arduamente para isso, mas sempre se queixa de que as coisas nunca estão tranquilas para ela. Ou mesmo aquela, que sempre se queixa de não ter sucesso em seus relacionamentos - esse exemplo, em especial, foi ligeiramente inspirado em um caso em particular da família (né, primo?!).
Nesses exemplos, e em grande parte de outros exemplos de descontentamento com a vida, as pessoas se esquecem de analisar seus pedaços de passado, e acabam sendo injustos.
A pessoa que trabalha arduamente e não consegue a tal tranquilidade se esqueceu do quanto evoluiu, o quanto conquistou ao longo da caminhada, e o quanto a falta de tranquilidade a faz continuar e jamais deixar de conquistar novos objetivos.
A pessoa que sofre por não ter a pessoa que sempre idealizou, se esquece de que todas as pessoas que passaram por sua vida, e que não deram certo, não são, nem de longe, a pessoa idealizada.
Bom, essa segunda questão é um pouco mais complexa, confesso.
Mas a idéia que me veio, é atentar para esse equívoco que por vezes cometemos, o de reclamar de uma vida de sucesso, simplesmente por pensarmos muito no futuro, sem usarmos o passado a nosso favor e com isso não conseguirmos ver a real situação.
Tudo na vida tem o lado bom! Inclusive as situações exemplificadas aqui podem ser entendidas como uma questão de evolução por descontentamento. Porém, o grande perigo é que esse descontentamento pode se tornar um grande impedimento.
Como sempre, opinião pessoal e aberto a discussões!

Imagem extraída de http://3.bp.blogspot.com/_CWL8fOi50B4/S9eDyOd_xdI/AAAAAAAAAPE/4hdIBX3dmXw/s1600/11.jpg


No comments:

Post a Comment